Pages - Menu

domingo, 14 de setembro de 2014

Resenha - Além do Planeta Silencioso, de C. S. Lewis

Sabe aquelas edições de livros que nunca tem uma sinopse na contracapa ou na orelha, mas sim um monte de notas de jornais falando sobre o livro? Então, eu DETESTO isso! Pior ainda é quando o livro tá no plástico ainda e não dá nem pra dar uma espiada nas primeiras páginas pra saber se eu vou curtir ou não a história...

Bem, isso foi exatamente o que aconteceu comigo na semana passada. Num passeio de praxe pela livraria, decidi comprar alguma coisa (faz um tempo que eu não compro nenhum livro) e dessa vez decidi sair da minha zona de conforto YA (livros para jovens adultos) e comprar algo diferente do que estou acostumado a ler. Como não quis me arriscar muito, fui por autores que já conhecia, e encontrei na prateleira este livro que há muito tempo eu via lá, mas nunca realmente quis comprar. C. S. Lewis é autor da tão famosa e bela série As Crônicas de Nárnia, e também era amigo de J. R. R. Tolkien, autor da trilogia O Senhor dos Anéis, então resolvi levar o primeiro volume da Trilogia Cósmica, porque além de tudo eu sou bastante fã de ficção cientifica.
Comecei a ler no mesmo dia e me envolvi no livro de uma maneira indescritível. A narrativa de Lewis é tão bela e incrível que me prendeu logo nos primeiros capítulos. Mas eu não o devorei de uma vez só. Ao notar que o livro era realmente muito bom, eu decidi ler aos poucos, saboreando cada momento da leitura.

Mas vamos a historia. “Além do Planeta Silencioso” conta a história de Ransom, um filólogo (quem estuda uma língua em todos os seus aspectos e também os escritos que a documentaram) que está numa excursão a pé e, após caminhar uma longa distância sem encontrar nenhuma pousada ou qualquer outro lugar para passar a noite, cruza caminho com uma senhora aflita pois seu filho, que trabalha em uma casa ali perto, ainda não voltou do serviço. A pedido da mulher, Ransom então vai até o local, com o desejo deão chegar lá, pedir abrigo. Porém, quando entra na mansão decrépita, acaba reconhecendo seus dois moradores do tempo de faculdade em uma situação muito estranha com o filho da moça da estrada. Os dois antigos companheiros então, ainda agindo estranhamente, oferecem abrigo a Ransom, que sem perceber, é dopado e sequestrado. Quando o homem acorda, já não há mais como voltar atrás. Ele está numa espaçonave em direção ao planeta Malacandra, que mais tarde descobrimos ser Marte, e com o passar do tempo, durante a viagem, descobre que os dois colegas pretendem entregá-lo a algum ser estranho do planeta, como uma espécie de sacrifício. Ransom fica apavorado com esta ideia, mas quando chega finalmente a Malacandra, acaba envolvendo-se em situações extremamente inusitadas – que vocês só vão descobrir se lerem o livro! HAHAHA

Eu gostei muito deste livro, muito mesmo! Eu nunca tinha lido nada do gênero e nenhum outro livro de Lewis a não ser Nárnia, e fiquei muito satisfeito com o resultado. O livro não segue uma linha só de aventura. Apesar de ser sobre um humano descobrindo um novo planeta, o autor debate várias questões sobre o ser humano em si, questões bem filosóficas até, e à medida que eu lia, eu realmente parava pra pensar nesses assuntos expostos. E Lewis também consegue colocar de uma forma muito sutil um pano de fundo cristão na história. Pra quem não sabe, o autor era cristão e já fez isso também nas Crônicas de Nárnia. Mas diferente deste, no “...Planeta Silencioso” ele coloca esses princípios religiosos utilizando as características do planeta, em seus costumes e organização, tão diferentes do da Terra. Mas arrisco dizer que, se o leitor não tiver conhecimento de alguns ensinos religiosos, talvez nem note isso no livro, de tão sutil que é.

Enfim, se vocês tiverem oportunidade, leiam este livro. Vale muito a pena, é divertido, faz a gente pensar, e também é muito gostoso pra só passar o tempo. Eu mesmo pretendo comprar logo os outros dois volumes da trilogia, o mais rápido possível!
Então é isso, espero que tenham gostado, e comentem se vocês já leram ou se tem vontade de ler!


Confira abaixo algumas diferentes capas de antigas edições do livro:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário