Pages - Menu

sábado, 8 de novembro de 2014

Resenha - Assassinato no Expresso do Oriente

Apesar de sempre ouvir falar (muito) bem dos livros da autora Agatha Christie, nunca tinha lido um sequer. Nem mesmo seus mais famosos clássicos, que marcaram a literatura no mundo. Mas isso mudou há algumas semanas, quando encontrei essas novas edições LINDAS lançadas pela Editora Nova Fronteira. São novas edições em capa dura, com ilustrações belíssimas (só na capa, óbvio) que chamam a atenção na mesma hora. Impossível passar pela estante e não notar os livros. E por essa razão eu comprei o “Assassinato...”, já que era o que mais eu conhecia (e que também foi inspiração para um episódio da nova temporada de Doctor Who).

Neste livro, temos como protagonista Hercule Poirot, detetive que também habita outras histórias de Agatha, numa longa viagem de trem. Após algumas paradas, finalmente o Expresso inicia sua jornada através do frio insuportável, tendo como passageiros pessoas das mais diferentes classes, etnias e profissões. Mas com a tempestade de neve, a viagem é impossibilitada de prosseguir e o trem é obrigado a parar. E sendo isto insuficiente para a tensão de todos, na manhã seguinte à parada um dos passageiros é encontrado morto em sua cabine. O dono da companhia ferroviária logo pede ajuda ao detetive, seu amigo, para que o crime seja solucionado e o assassino, preso. Mas pegar um criminoso não é tão fácil quanto parece...

A escrita de Agatha é indescritível. Ela possui uma simplicidade e uma riqueza, que me prenderam nos primeiros capítulos. As informações e detalhes são lançados para o leitor no tempo certo, não confundindo-o mas, pelo contrário, viciando-o à história. As pistas sobre o crime são algo que nos ajudam a formular nossas próprias teorias, mas cada vez que pensamos saber quem é o Assassino, a autora apresenta um novo ponto de vista que traz outras várias possibilidades.

Por fim, o encerramento do caso é chocante. O final foi um dos mais surpreendentes que eu já li, me deixou boquiaberto. E com certeza eu vou ler mais livros dela! Mas houve uma coisa que me decepcionou neste livro: curto demais! Quando percebi já tinha devorado tudo!


Então, leitura recomendada a todos, até mesmo pra quem não curte muito histórias de detetive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário