Pages - Menu

domingo, 16 de março de 2014

Resenha - Os Diários de Nick Twisp

No dia primeiro de julho de 2013, a loja Fnac de um shopping no Rio preparou um “Bota-fora” com livros e DVD’s a preço de banana. Literalmente. Eu encontrei livros ótimos por 2 reais, 5 reais... O mais caro que eu comprei custou R$ 9,90 e é o objeto da resenha de hoje: Os Diários de Nick Twisp, do autor americano C. D. Payne.
Lendo rapidamente a sinopse da contra capa do livro pra saber do que se tratava, encontrei o seguinte:

“Nick Twisp tem 14 anos e, apesar de intelectualmente avantajado se comparado aos ogros do sistema educacional público, é virgem. Ao conhecer a bela, inteligente e irônica Sheeni, ele testemunha a derrocada de sua vida de filhinho de mamãe... Para conquistar A Mulher da Sua Vida, Nick enfrentará um caminhoneiro e um policial nojentos, um poeta afetado, a polícia federal e inúmeros processos na justiça... Mas, por Sheeni, tudo vale a pena.”

Foi o suficiente pra eu me interessar e compra-lo, já imaginando dar boas risadas durante a leitura. E assim foi feito, em julho de 2013. E somente agora, em março de 2014 eu finalmente li a história de Nick Twisp!
Um dos fatores que contribuiu pra isto (além do fato de ter mais uns 10 livros sem ler na estante) foi a edição, o livro em si, a matéria. Com 600 páginas, aquele volume gigante ficou na estante e toda vez que eu pensava em pegar pra lê-lo, desistia, pensando que eu demoraria pra ler e temendo um cansaço.
Eu não podia estar mais errado.
A partir do momento que eu peguei o livro pra ler, eu não consegui largar enquanto não terminasse! O livro é tão engraçado, tãaaao engraçado que várias vezes eu comecei a rir no meio de várias pessoas porque não consegui evitar! E o que antes aparentava ser um livro gigante levou apenas três dias pra ser finalizado.
Em se tratando da história, o livro narra o dia a dia de um adolescente no período em que os hormônios adolescentes estão em erupção, assim como as espinhas. E quando o namorado asqueroso de sua mãe divorciada resolve levá-los pra um acampamento no verão, Nick Twisp conhece Sheeni Saunders, o Amor de Sua Vida, a Mulher de Seus Sonhos. E para resolver o problema da distancia entre os dois, Nick inicia uma jornada de confusões além da capacidade humana, tudo pra ficar ao lado de sua namorada e, é claro, deixar pra trás sua antiga vida de adolescente virgem.
O que mais encanta neste livro são os personagens. C. D. Payne constrói cada um de forma incrível, com suas peculiaridades e diferenças, que ajuda bastante a fluir a leitura.
A edição brasileira, gigantesca e com 600 páginas, é divida em três partes, já que na versão original americana foram publicados três livros separados, sendo Os Diários de Nick Twisp o título da trilogia.

Enfim, é um livro leve e super engraçado, ótimo pra quem quer dar uma relaxada de livros mais densos e tramas complicadas e recomendado pra todos os tipos de leitores. Garanto a você que não vão faltar risadas e várias vezes vai ficar boquiaberto com as confusões de Nick!

P.S.: O livro, publicado originalmente em 1993, ganhou uma adaptação para o cinema em 2009. Dirigido por Miguel Arteta, conta com os atores Michael Cera e Portia Doubleday como Nick e Sheeni.
Abaixo, uma foto da capa do primeiro volume da edição americana.

Um comentário:

  1. Amei a resenha ! Deu muiita vontade de ler o livro que mesmo tendo sido lançado 1993 os dilemas adolescentes que você citou parecem tão atuais . Tipo achar que Sheeni Saunders já é o Amor de Sua Vida.
    Adorei a capa também ! deu muita vontade de ler!
    Beijos, Uma vida nos livros

    ResponderExcluir